Carentes de público expressivo, contando com menos de 50% do nível de espectadores dos índices anteriores à pandemia de covid-19 em 2020, diversas redes de cinema que atuam no Brasil formaram uma ação conjunta para atrair clientes ao oferecer ingressos a R$ 10 por uma semana inteira.
A ação intitulada como “Semana do Cinema” é organizada pelas redes exibidoras Cinépolis, Cinemark e UCI, predominantes no país inteiro. Entre os dias 15 a 21 de setembro, todos os ingressos para quaisquer filmes custarão apenas R$ 10,00, seja para sessões em 2D ou 3D.
Para salas especiais como IMAX e CinemarkXD, não houve confirmação se o valor também vale. Porém, felizmente, o combo com pipoca e dois refrigerantes terá preço especial de R$ 29,00. Entre os destaques em cartaz, o público pode optar em conferir Não, Não Olhe, Trem-Bala, Elvis e Ingresso para o Paraíso.
A campanha foi idealizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) e tem apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex).
Luta por sobrevivência
Após os anos de 2020 e 2021, as atividades comerciais de redes exibidoras de cinema ainda não conseguiram atingir os mesmos níveis de épocas pré-pandemia nas quais sucessos comerciais atingiam a marca do bilhão de dólares em bilheteria com maior facilidade.
Além do temor de contaminação por boa parte do público pagante, o foco dado aos serviços de streaming, com janelas de lançamento mais curtas entre a estreia nos cinemas até a disponibilização em home vídeo, contribuíram bastante para o público optar em esperar em vez de prestigiar as obras nos primeiros dias de exibição.
Fora isso, o valor dos ingressos, impulsionados pela inflação, também contribuiu para o menor interesse do público.