Nvidia revela o novo DLSS 3.0 exclusivo para as novas placas RTX

Nvidia anuncia o novo DLSS 3.0 que será exclusivo da nova geração de placas gráficas.

Durante o GeForce Beyond, evento da Nvidia na GTC 2022 para revelar suas últimas novidades, um dos destaques que mais chamou a atenção foi o anúncio do DLSS 3.0, a tecnologia de escalonamento de resolução que mais conquistou elogios da imprensa especializada desde a reformulação com o DLSS 2.0.

Diferente da geração anterior, que já garantia ganhos significativos de performance, o DLSS 3.0 não focará apenas nos pixels. Segundo a Nvidia, a rede neural será otimizada para gerar novos quadros nos games em tempo real, ganhando performance tanto em termos de GPU e CPU.

De acordo com Jensen Huang, o CEO da Nvidia, a tecnologia  garantirá até quatro vezes mais performance nos jogos compatíveis. De acordo com ele, os ganhos são expressivos em dois games demonstrados: Cyberpunk 2077 e o Flight Simulator da Microsoft.

A demonstração de Cyberpunk 2077 mostra o game saltando de 24 quadros por segundo e passa para 97fps. Já no simulador realista de voo Microsoft salta de 60qps para 131qps com a nova tecnologia.

Veja:

Movimento arriscado

O DLSS 3.0 foi anunciado com as novas placas RTX 4090 e 4080. Segundo a Nvidia, a princípio, apenas as GPUs RTX 40 serão compatíveis com a novidade tornando toda a série RTX 3000 automaticamente obsoleta.

O DLSS 3.0 começará a ser liberado em outubro junto do lançamento da RTX 4090.. A empresa garante que a solução já é compatível com muitas engines e chegará em mais de 35 jogos já no lançamento, incluindo Cyberpunk 2077, A Plague Tale Requiem e Dying Light 2: Stay Human.

Mais detalhes estão disponíveis no site da fabricante.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]