Mobile Games – A maior parte dos lucros está com a menor parte dos desenvolvedores

De acordo com dados da Sensor Tower, as grandes empresas estão perdendo gradualmente sua participação no mercado

Número interessantes da Sensor Tower
Pesquisa da Sensor Tower

A empresa analítica Sensor Tower analisou o estado do mercado de aplicativos móveis. Acontece que o mesmo esquema funciona aqui como em qualquer negócio no resto do mundo: a maior parte da renda flui para as mãos de 1% dos editores.

Para ser mais preciso, no primeiro semestre de 2022, 1% das empresas (460) responderam por 93% de todas as receitas de jogos para celular, ou US$ 27 bilhões. Os 46.000 editores restantes faturaram US$ 2 bilhões. O líder indiscutível é a Tencent, com receita de US$ 2,6 bilhões, o que representa quase 10% do mercado total de jogos para celular.

Se considerarmos a receita de todos os aplicativos móveis, e não apenas de jogos, os números são semelhantes: 1.800 editoras responderam por US$ 42 bilhões (ou 91%), enquanto as 183.000 empresas restantes faturaram US$ 4 bilhões.

Em termos de downloads, a situação é um pouco melhor, já que o 1% das principais empresas responde por 79% do total de downloads. É curioso que esse número permaneça o mesmo, independentemente de estarmos falando apenas de jogos ou de todos os aplicativos.

De acordo com dados da Sensor Tower, as grandes empresas estão perdendo gradualmente sua participação no mercado – há apenas três anos controlavam 95% de todas as receitas de jogos para celular.