Estúdios clamam para a Microsoft remover obrigação de desenvolvimento para Xbox Series S

Na pior das hipóteses, veremos muitos jogos chegando apenas ao PS5 e PC caso a Microsoft não reveja seu posicionamento.

Reprodução

´Já há algum tempo, diversos rumores tem surgido sobre a dificuldade de diversos estúdios desenvolvedores de games conseguirem fazer novos títulos rodarem satisfatoriamente na versão mais fraca do Xbox Series. Para ter baixo custo e ser mais acessível, a Microsoft lançou o Series S que é consideravelmente menos potente que os consoles PS5 e o Series X.

Sendo um sucesso de vendas, todos os desenvolvedores sabem que a Microsoft firma um acordo de obrigatoriedade de lançamento de títulos compatíveis tanto com o Series S como o X. Agora, em entrevista ao VGC, Ian Maclure, artista de efeitos visuais da Bossa Studios, o Xbox Series S tem mesmo limitado o desenvolvimento de novos jogos.

“Pode parecer um disco arranhado, mas a razão pela qual você está ouvindo muito sobre isso agora é porque MUITOS desenvolvedores estiveram sentados em reuniões no ano passado tentando desesperadamente eliminar a exigência de lançamento para o Series S.”, conta.

Correndo contra o tempo

O desenvolvedor também desabafou afirmando que agora que os jogos estão começando a ser desenvolvidos exclusivamente para a nova geração, deixando para trás a era do PS4 e do Xbox One, a situação está ficando desesperadora.

“Os estúdios passaram por um ciclo de desenvolvimento em que o Series S acabou sendo um peso na produção, e agora que os jogos estão sendo firmemente desenvolvidos com os novos consoles em mente, as equipes não querem repetir esse processo”, finaliza.

Como ele mesmo afirma, as reuniões com a Microsoft tem sido constantes, mas ainda não se sabe o que a gigante da informática pretende fazer. De toda a forma, é provável que em 2023 um veredito seja lançado para essa questão.

Na pior das hipóteses, veremos muitos jogos chegando apenas ao PS5 e PC caso a Microsoft não reveja seu posicionamento.

Redator, jornalista e fotógrafo formado em Cinema que até hoje gosta de espalhar ao mundo as últimas novidades sobre o audiovisual. E-mail: [email protected]