Mais uma franquia foi ceifada pela EA. Dessa vez quem dá adeus ao público é Project Cars que chegou com bastante potencial para bater de frente com Forza e Gran Turismo, duas das maiores marcas de simuladores realistas de corridas. Segundo informações obtidas pelo site Games Industry, a publicadora decidiu “encerrar desenvolvimentos e investimentos futuros”.
Dessa forma, os profissionais envolvidos com o estúdio foram realocados em outros projetos mais comercialmente viáveis da EA. O cancelamento foi feito com anúncios internos, mas parece que haverá sim algumas demissões neste final de ano. A franquia surgiu de modo independente em 2015, mas logo foi adquirida pela CodeMasters que, por sua vez, foi comprada pela EA em 2021.
Segundo a Games Industry, a Electronic Arts tomou a decisão após avaliar o portfólio de produtos da Codemasters e julgar quais deles se encaixam em sua estratégia e foi justamente Project Cars que foi vista como pouco promissora.
Decisão nada fácil
Em um comunicado oficial enviado ao site, a distribuidora afirmou que não acredita mais no potencial de crescimento a longo prazo de Project Cars. “Decisões como essa são muito difíceis, mas elas nos permitem priorizar nosso foco em áreas em que acreditamos que temos oportunidades mais fortes para criar experiências que os fãs vão amar”, afirmaram.
A Electronic Arts afirma que vai dedicar esforços em franquias renomadas e outros produtos licenciados também apostando no potencial de jogos como serviço “Reconhecemos a necessidade de evoluir nossos games além do puro jogo, oferecendo experiências para fãs também assistirem, criarem e se conectarem com seus amigos”.
O último jogo da franquia foi Project Cars 3.