O subgênero do whodunit voltou com força. Com 2022 trazendo Morte no Nilo, a continuação das aventuras do Hercule Poirot, o terror da A24 Morte, Morte, Morte e a Netflix preparando Glass Onion: Um Mistério Knives Out de Rian Johnson, a Searchlight Pictures prepara uma nova aventura original com Veja Como Eles Correm, lançamento do Star+.
A história do filme começa com o assassinato de um diretor de cinema, vivido por Adrien Brody, durante uma peça teatral em Londres que ele mesmo iria adaptar para as telonas. Para resolver o mistério, o inspetor Stoppard (vivido por Sam Rockwell), é enviado para investigar o caso, juntamente com a aspirante a policial Constable Stalker (vivida por Saoirse Ronan).
O aspecto mais forte de Veja como Eles Correm definitivamente é o elemento da metalinguagem. Uma das primeiras falas do filme envolve Adrien Brody dizendo que “é um whodunit, se você já viu um, já viu todos”, e estabelece bem o tipo de jogo que o diretor Tom George está propondo. A ideia de girar o caso em torno de figuras de Hollywood, que querem adaptar A Ratoeira, da Agatha Christie para o cinema garante participações divertidas da própria Christie como personagem, além do ator Richard Attenborough, vivido por Harris Dickinson em uma ponta divertida.
Tal ambientação possibilita que o longa constantemente brinque com alguns clichês e convenções do gênero, e é particularmente inspirado ver o roteirista vivido por David Oyelowo criticando o recurso de flashbacks, ao mesmo tempo em que o filme está mostrando um flashback. É uma linguagem bem auto consciente, bem satírica e que carrega um tom de comédia cínica, remanescente do estilo de humor que Wes Anderson usa em seus projetos – e George também se inspira fortemente nas referências visuais deste, tanto nos enquadramentos quanto na caracterização dos personagens.
O grande problema de Veja Como Eles Correm, por ser tão referencial e metalinguistico, é de não se importar tanto com seu próprio mistério. O roteiro oferece uma resolução interessante, mas praticamente oferece um spoiler do final do filme 1 hora antes, quando o personagem de Brody explica como ele faria o final de sua adaptação, dentro da história. Isso eu achei bem imperdoável para um longa que se propõe a segurar uma revelação por mais de 1 hora.
O que nos leva ao Inspetor Stoppard do Sam Rockwell. Mesmo vivido pelo ótimo e premiado ator, Stoppard é tão sem graça, tão apático e sem qualquer fator interessante; ele não é aquele personagem arrogante ou irreverente no sentido charmoso, é só desagradável e monótono, e não há muito o que o Rockwell possa fazer. Felizmente, a Saoirse Ronan faz o contrapeso perfeito, oferecendo muita leveza e carisma como Stalker, e sua evolução/amadurecimento se desenrola de uma forma bem eficiente. Sim, clichê, mas Ronan pelo menos compensa pelo péssimo protagonista que é Stoppard.
No geral, Veja Como Eles Correm é uma boa adição à nova mania dos filmes de detetive. Mesmo que sem graça em relação a seu protagonista ou o mistério central, o filme de Tom George se diverte ao abraçar elementos metalinguísticos e brincar com suas próprias convenções.