One Piece: Conheça o absurdo cronograma de trabalho de Eiichiro Oda

Todos sabemos que a indústria do mangá tem muitos problemas e nem mesmo Oda, criador de One Piece, consegue fugir dos cronogramas abusivos.

One Piece: Conheça o absurdo cronograma de trabalho de Eiichiro Oda
Reprodução/ Internet

One Piece, de Eiichiro Oda, ainda está em hiato. O mangaká criador da franquia está aproveitando essa pausa não só para descansar, mas também para organizar a saga final de seu mangá. Enquanto isso, um produtor do anime comentou sobre o exigente cronograma de trabalho de Oda.

A indústria do mangá e anime é conhecida por ser abusiva e levar seus artistas à exaustão. Quantas vezes já lemos sobre mangás sendo paralisados devido aos seus criadores estarem doentes ou exaustos? Alguns chegam a adquirir doenças graves, ao ponto de terem que passar anos se tratando. 

Veja também:

Recentemente, Togashi, mangaká de Hunter x Hunter, resolveu se abrir com seus leitores e falar sobre os motivos de sua obra ter ficado tantos anos em hiato, partindo o coração de muitos fãs. Ele não só expôs sua doença mental e física, causada pelo excesso de trabalho, mas também, novamente, trouxe para os holofotes a discussão das jornadas abusivas que ocorrem nessa área no Japão. Leia mais em: Criador de Hunter x Hunter faz atualização sombria sobre mangá e sua saúde

Quanto a Oda, ao ter o hiato de One Piece anunciado, em uma nota admitiu que essa pausa seria mais atarefada do que esperava. Na nota liberada aos fãs, Oda comentou que a pausa do mangá seria usada para criar os novos visuais para o novo filme One Piece: Red, para participar de celebrações do mangá, para planejar a saga final e muitas outras coisas. 

Reprodução/ Internet

Shinji Shimizu, um produtor executivo do anime, revelou o quão exigente e absurda é a agenda de trabalho de Oda, durante o painel One Piece Film: Red at Anime Expo. O site Comic Book, que participou do painel, afirmou o seguinte:

Quando perguntado pelos fãs para descrever o indescritível criador de One Piece, Shimizu explicou que Oda ‘não dorme’ e muitas vezes passa a noite toda (sem dormir) 3 ou 4 vezes em uma única semana. Ele chegou a notar que no início da série, Oda até se recusava a comer porque o deixaria com sono e não queria trabalhar. Infelizmente, isso é tanto quanto Shimizu observou sobre o criador e, embora os fãs certamente apreciem a ética de trabalho do criador, também é algo que pode ser um cronograma perigoso. Especialmente se o criador trabalhou assim nos últimos 25 anos.”

A situação é bastante assustadora e Oda ainda parece estar entre as melhores situações, pois consegue fazer pausas de tanto em tanto tempo, deixando de lançar capítulos novos de One Piece em algumas semanas. No entanto, ainda assim, sua agenda exige um esforço desumano do criador. (via Comic Book)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]