Editora JBC está tentando acabar com o marasmo do mercado de mangás no Brasil?

Em seu evento JBC Festa 2022, a editora divulgou uma longa lista de novos mangás que lançará no Brasil este ano e em 2023.

jbc
Reprodução/ Internet

Através do evento JBC Festa 2022, a editora divulgou novos mangás. Muitos fãs ficaram surpresos com a variedade de gêneros e pela escolha de títulos que nunca imaginaríamos ver por aqui. A JBC anunciou desde mangás com temática LGBT+ e shoujos até um seinen com temática feminista. 

Quem acompanha o mercado de mangás sabe que faz tempo que as editoras têm trazido para o Brasil uma enxurrada de obras shounen. Se antigamente tínhamos prateleiras cheias de shoujos e shounens, hoje em dia os mangás vendidos por aqui se resumem ao segundo gênero. 

Sunny Sunny Ann!

Não só o shoujo entrou em declínio total por aqui, com a desculpa dada pelas editoras de que “shoujo não vende”, como os títulos shounen parecem todos iguais. Obras de outros gêneros mais adultos como seinen e josei, ou do esquecido yuri, são ainda mais raras. Precisamos admitir que a maioria dos mangás lançados por aqui, por mais divertidos e incríveis que sejam, seguem todos a mesma fórmula: lutas, poderes, heróis homens, “tenho que ficar mais forte”, treinos, mais lutas, “tenho que salvar X”, etc.

Boys Run the Riot

Recentemente, a coisa tem mudado um pouco com o surgimento de editoras novas que buscam focar em shoujos, mas que ainda estão engatinhando, e a já consolidada NewPOP que abriu recentemente seu selo de mangás shoujo e que tem um grande acervo de obras BL e GL

Apesar disso, ainda não é o suficiente para termos um mercado variado. Por isso, os últimos anúncios da JBC são tão inesperados e, como dito pelo BlogBBM, saem da mesmice do nosso mercado de mangás:

Veja também:

A JBC está investindo em títulos muito diferentes dos que vimos nos últimos anos. Um dos casos mais chamativos é o mangá Sunny Sunny Ann!, de Miki Yamamoto. A obra seinen tem um traço nada típico para “mangás” e aborda temas feministas, falando sobre liberdade feminina. 

Sinopse:

Um ‘Road Manga’ feminista, livre e desgrenhado, como sua heroína. Uma interrogação revigorante sobre normalidade e felicidade. Ann dorme em seu carro, bebe vinho no capô ao sol e toma banho em postos de gasolina. Determinada, livre e liberada, prostituta ocasional, vai aonde o vento a leva, fugindo de qualquer tipo de rotina ou amarras.” (via BBM)

Outras duas surpresas da JBC, são os poucos conhecidos, mas muito amados, Boys Run the Riot, de Keito Gamu, e Shimanami Tasogare, de Yuhki Kamatami. Ambos falam sobre temáticas LGBT+, mas não se enganem, eles não são yaoi/yuri. Os dois títulos tem como foco mostrar as dificuldades enfrentadas por membros da comunidade LGBT+, tocando em temas como transfobia, homofobia, aceitação, preconceitos e muito mais. Eles não são histórias de romance, mas de representatividade, empoderamento e sobre sociedades que não aceitam as diferenças. 

Sinopse de Boys Run the Riot:

Ryo, designada mulher no nascimento, se sente mal com seu corpo e com a identidade de gênero que estão tentando impor a ele. Recusando-se a usar o uniforme de garota, ele tenta ao máximo ir para a escola vestindo roupas esportivas. Mas quando um novo aluno chega, seu destino muda! Apesar do visual ‘delinquente’deste último, eles descobrem que compartilham a mesma paixão pela moda. Além disso, depois de um primeiro contato difícil, ambos decidem embarcar num grande projeto: criar, juntos, uma marca de roupa com o sonho de afirmar-se e expressar-se fora do que a sociedade lhes tenta impor!” (via Lacradores Desintoxicados)

Sinopse de Shimanami Tasogare:

Depois de se mudar para Onomichi, Hiroshima, Tasuku Kaname, um estudante do ensino médio, fica em desespero pela possibilidade de terem descoberto seu segredo. Convencido de que sua vida acabou, ele fica chocado ao ver uma mulher pular da janela em uma casa próxima. Tasuku corre para a casa e descobre que se trata de uma pousada pública que pertence à mesma mulher de antes. Confuso, Tasuku a segue enquanto ela se oferece para ouvir o que ele tem a dizer, e apesar de não entrar em detalhes, ele aceita o convite para conhecer a pousada e seus frequentadores, que tem problemas parecidos com os dele.” (via BBM)

Shimanami Tasogare

Outros de destaque da JBC são: o titulo 3-gatsu no Lion (Sangatsu no Lion), de Chika Umino, e uma live, que ainda não ocorreu, em que a editora anunciará apenas obras GL/ Yuri. (via JBC; BBM; Lacradores Desintoxicados)

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]